Índice do artigo

  • Considerar o superior interesse da criança.
  • Estabelecer uma parceria com a família, de forma a obter informação detalhada das suas capacidades e competências.
  • Promover e planificar um contexto relacional, sendo que é através das inter-relações que as crianças aprendem.
  • Atender a todas as crianças individualmente, todas necessitam de ser incluídas, de ter sentimentos de pertença e de se sentirem valorizadas.
  • Promover o respeito mútuo e promover relações afetivas, reciprocas entre a criança e adultos responsáveis por ela.
  • Planificar atividades atendendo a forma de como a criança aprende, isto é, promover um ambiente que facilite a brincadeira, a interação, a exploração, a criatividade e resolução de problemas por parte das crianças. Pensar a criança com um aprendiz efetivo e ativo, que gosta de aprender.
  • Criar um ambiente flexível e responsivo passível de ser adaptado automaticamente aos interesses e necessidades das crianças, um ambiente acolhedor, onde se sintam amadas e seguras, com oportunidades para brincar, desenvolver e aprender, possível de desenvolver a sua autoestima, autoconfiança e capaz de se tornar independente.
  • Proporcionar um maior leque de oportunidades de escolha que lhe permita crescer confiante e com iniciativa.
  • Estabelecer uma rotina diária consistente, que proporciona as crianças um sentimento de pertença a um ambiente que podem prever no seu quotidiano, que assegurem suas necessidades básicas; necessidades físicas( alimentação, descanso , movimento, temperatura), necessidades de afeto(de proximidade física, ter ligações afetivas , conhecer relações calorosas e atentas), necessidade de segurança (de clareza, referência e limites claros, de um contexto previsível, saber o que se pode  ou não se pode fazer, de confiança, de poder contar com os outros em caso de necessidade).
  • Dinamizar oportunidades onde acriança possa comunicar os seus sentimentos, pensamentos