Centro de Atividades de Tempos Livres
O CATL é uma resposta social que através de um conjunto de ferramentas pretende ensinar as crianças a saber-ser (atitudes e valores), o saber-saber (conhecimento) e a saber-fazer (competências), de forma a que estas possam construir percursos que, embora diversos, facultem a cada um, no futuro, a autonomia necessária a uma opção de vida com dignidade. As crianças são o nosso futuro e por isso pretende-se promover a igualdade e formar cidadãos participativos e solidários. Contudo, tendo em conta que nos encontramos inseridos numa sociedade que vive a um ritmo alucinante, esta resposta social possibilita aos pais um espaço onde as suas crianças possam não só aprender, mas também desfrutar de verdadeiros momentos de diversão.
Servições assegurados
- Acolhimento diurno das crianças;
- Alimentação (almoço e lanche);
- Acompanhamento nos trabalhos de casa;
- Apoio de Português e Matemática (2.º e 3.º CEB);
- Ateliês recreativos e lúdicos;
Objetivos:
- Promover atividades de complemento curricular em horários e condições que possibilitem o acesso a todos os interessados, de acordo com as motivações das crianças e as decorrentes do plano educativo;
- Promover o sucesso escolar;
- Criar condições que possibilitem a realização de atividades lúdicas de ocupação de tempos livres que constituam um desafio cognitivo, estético e ético.
- Promover os valores conducentes à formação do cidadão na sua vertente de pessoa.
- Tornar a criança apta a assumir as suas responsabilidades.
- Sensibilizar a criança para a necessidade do respeito pelos valores da nossa sociedade.
- Prevenir a desorganização do percurso escolar das crianças e acompanhar situações de indisciplina.
- Promover a educação ambiental, a educação para a saúde e a educação para a cidadania.
- Proporcionar a aquisição de atitudes autónomas, visando a formação de cidadãos civicamente responsáveis e democraticamente intervenientes na vida comunitária;
- Incentivar o reconhecimento pelo valor social do trabalho em todas as suas formas e promover o sentido de entreajuda e cooperação.
Destinatários
Crianças e jovens com idade igual ou superior a 6 anos.
Recursos Humanos
O CATL conta com três docentes do 1.º e 2.º do Ensino Básico, que estão aptos para auxiliar as crianças nas diferentes unidades curriculares, um ajudante de ação educativa, equipa de limpeza e serviços gerais.
Modo de funcionamento
Durante o ano letivo
1º CEB
- Funcionamento: após o horário letivo, as crianças fazem trabalhos de casa onde ser-lhes-á facultado algum auxílio e esclarecimento de dúvidas sobre algum conteúdo lecionado.
- Transporte: a ACARF responsabiliza-se pelo transporte das cianças para a escola e, após o término das aulas, recolhe-as, transportando-as novamente para as suas instalações. Neste ciclo existe apenas um horário de recolha, ao final da tarde.
- Lanche: após o almoço é dado a cada criança o seu lanche que deverá ser guardado até ao próximo intervalo da tarde.
2.º 3.º CEB
- Funcionamento: em tardes livres, as crianças realizam primeiramente os trabalhos de casa e depois é-lhes disponibilizado apoio ao nível de duas unidades curriculares: Matemática e Português. Caso se encontrem em período de avaliações, as horas destinadas a estas disciplinas poderão ser facultadas para o estudo de outras.
- Transporte: o horário é definido de acordo com os horários escolares dos seus utentes, por isso o a recolha é efetuada ao longo da tarde.
- Lanche: este é dado a cada criança no momento da recolha, à exceção das tardes livres, em que o lanche é dado na ACARF a meio da tarde.
Interrupções letivas
Durante o período de férias, como as crianças estão em tempo integral na instituição, são planeadas atividades lúdicas de ocupação de tempos livres. Neste período é entregue um plano de atividades a cada criança com o respetivo horário.