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Centro de Atividades de Tempos Livres

O CATL é uma resposta social que através de um conjunto de ferramentas pretende ensinar as crianças a saber-ser (atitudes e valores), o saber-saber (conhecimento) e a saber-fazer (competências), de forma a que estas possam construir percursos que, embora diversos, facultem a cada um, no futuro, a autonomia necessária a uma opção de vida com dignidade. As crianças são o nosso futuro e por isso pretende-se promover a igualdade e formar cidadãos participativos e solidários. Contudo, tendo em conta que nos encontramos inseridos numa sociedade que vive a um ritmo alucinante, esta resposta social possibilita aos pais um espaço onde as suas crianças possam não só aprender, mas também desfrutar de verdadeiros momentos de diversão.


Servições assegurados

  • Acolhimento diurno das crianças;
  • Alimentação (almoço e lanche);
  • Acompanhamento nos trabalhos de casa;
  • Apoio de Português e Matemática (2.º e 3.º CEB);
  • Ateliês recreativos e lúdicos;

Objetivos:

  • Promover atividades de complemento curricular em horários e condições que possibilitem o acesso a todos os interessados, de acordo com as motivações das crianças e as decorrentes do plano educativo;
  • Promover o sucesso escolar;
  • Criar condições que possibilitem a realização de atividades lúdicas de ocupação de tempos livres que constituam um desafio cognitivo, estético e ético.
  • Promover os valores conducentes à formação do cidadão na sua vertente de pessoa.
  • Tornar a criança apta a assumir as suas responsabilidades.
  • Sensibilizar a criança para a necessidade do respeito pelos valores da nossa sociedade.
  • Prevenir a desorganização do percurso escolar das crianças e acompanhar situações de indisciplina.
  • Promover a educação ambiental, a educação para a saúde e a educação para a cidadania.
  • Proporcionar a aquisição de atitudes autónomas, visando a formação de cidadãos civicamente responsáveis e democraticamente intervenientes na vida comunitária;
  • Incentivar o reconhecimento pelo valor social do trabalho em todas as suas formas e promover o sentido de entreajuda e cooperação.

Destinatários

Crianças e jovens com idade igual ou superior a 6 anos.


Recursos Humanos

O CATL conta com três docentes do 1.º e 2.º do Ensino Básico, que estão aptos para auxiliar as crianças nas diferentes unidades curriculares, um ajudante de ação educativa, equipa de limpeza e serviços gerais.


 

Modo de funcionamento

Durante o ano letivo

1º CEB

  • Funcionamento: após o horário letivo, as crianças fazem trabalhos de casa onde ser-lhes-á facultado algum auxílio e esclarecimento de dúvidas sobre algum conteúdo lecionado.
  • Transporte: a ACARF responsabiliza-se pelo transporte das cianças para a escola e, após o término das aulas, recolhe-as, transportando-as novamente para as suas instalações. Neste ciclo existe apenas um horário de recolha, ao final da tarde.
  • Lanche: após o almoço é dado a cada criança o seu lanche que deverá ser guardado até ao próximo intervalo da tarde.

 

2.º 3.º CEB

  • Funcionamento: em tardes livres, as crianças realizam primeiramente os trabalhos de casa e depois é-lhes disponibilizado apoio ao nível de duas unidades curriculares: Matemática e Português. Caso se encontrem em período de avaliações, as horas destinadas a estas disciplinas poderão ser facultadas para o estudo de outras.
  • Transporte: o horário é definido de acordo com os horários escolares dos seus utentes, por isso o a recolha é efetuada ao longo da tarde.
  • Lanche: este é dado a cada criança no momento da recolha, à exceção das tardes livres, em que o lanche é dado na ACARF a meio da tarde. 

 

Interrupções letivas

Durante o período de férias, como as crianças estão em tempo integral na instituição, são planeadas atividades lúdicas de ocupação de tempos livres. Neste período é entregue um plano de atividades a cada criança com o respetivo horário.